Maria Beatriz Rosa
Gestora de Comunicação e Marketing
Estudante de Engenharia Elétrica

Publicado em 22/08/2020

Você já pensou o quanto pode ser engrandecedor doar algumas horas de dedicação para ajudar os outros? Já pensou que, ao fazer isso, você ainda pode ampliar suas habilidades?

O voluntariado leva as pessoas a lugares nunca antes experimentados, trazendo experiências tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Essas atividades trabalham o desenvolvimento da ética, empatia, solidariedade, responsabilidade socioambiental, respeito ao próximo, comprometimento, e tolerância.

Aqueles que realizam trabalho voluntário  serão pessoas preparadas para lidar com problemas, terão maior estabilidade emocional e habilidades que possivelmente não aprenderiam no ambiente de trabalho, mas que podem ser incorporadas ao currículo, lhes dando destaque entre as outras pessoas.

Assim, o voluntariado traz muitos benefícios, tanto coletivos quanto individuais. Quer saber um pouco mais sobre eles?

Conheça 10 Motivos para fazer Trabalho Voluntário!

 

1) Ajudar a solucionar problemas socioambientais

A preocupação com questões socioambientais está cada vez mais presente nas pessoas, mas poucas tem tempo para efetivamente atuar nestes esses problemas. Fazendo trabalho voluntário você terá a oportunidade de contribuir para a solução de muitas delas.

2) Fazer a sua parte como cidadão

Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar papel ativo na transformação da sociedade. Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão doando seu tempo para causas sociais relevantes.

3) Se sentir útil

Quando você realiza trabalho voluntário, desempenha atividades que melhoram a vida de muitas pessoas que você sequer conhece. Muitas também não saberão da sua existência, mas você se lembrará para sempre de como elas ficaram gratas por seu trabalho.

4) Viver uma experiência sem igual

Ser um voluntário é uma experiência única que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes e mudar sua forma de encarar a vida.

5) Fazer parte de um mundo novo

As redes de voluntariado crescem dia após dia mundo afora, e também no Brasil. Ao participar dessas redes, você terá a chance de conhecer pessoas e organizações incríveis que provavelmente jamais entraria em contato de outra forma.

6) Aprender com outras pessoas

No trabalho voluntário você tem a chance de aprender com outras pessoas, inclusive fora do seu meio social. Sendo possível ter a oportunidade de conhecer algum assunto que provavelmente você nunca na vida teria a chance de aprender.

7) Crescer como pessoa, amadurecer

O trabalho voluntário é feito essencialmente em equipe. Você terá que aprender a lidar com pessoas muito diferentes e compreender seus pontos de vista. Você também aprenderá a lidar com situações que não saem como esperado e tirar lições de todas elas.

8) Ser mais grato

Quando você realiza trabalho voluntário, lida com pessoas que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade. Isso irá te levar a refletir sobre sua vida e o modo como você lida com tudo aquilo que te cerca, tornando-se mais grato pelo que possui.

9) Fazer algo diferente no dia-a-dia

No trabalho voluntário, cada caso é diferente. A cada projeto você conhecerá um novo mundo e será desafiado a usar suas habilidades para propor soluções diferentes. Você também poderá trabalhar com atividades que nem mesmo conhecia.

10) Ser ainda mais feliz 

Estudos apontam que pessoas que realizam atividades voluntárias apresentam redução em níveis de estresse, quadros depressivos e até mesmo em dores musculares. O trabalho voluntário melhora a qualidade de vida de muitos beneficiários, mas também dos próprios voluntários!

Esses foram apenas alguns dos motivos, mas poderíamos listar muitos outros. Se você se animou e quer viver uma experiência sim, saiba que não é difícil encontrar uma causa que precisa de ajuda. Nas nossas redes sociais você pode acompanhar um pouco de como fazemos isso na rede ESF. Confira no nosso Instagram, Facebook ou Linkedin!