Perguntas Frequentes

tire as suas dúvidas

Diferente do Ciência Sem Fronteiras e de outras instituições, não somos um sistema intercâmbio. Temos em comum com Médicos Sem Fronteiras o fato de sermos uma ONG que utiliza de conhecimentos técnicos para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas o ESF é uma ONG de desenvolvimento local, o que quer dizer que atuamos nas cidades de origem, e não em outros países.

No nosso núcleo, é possível realizar trabalho voluntário de duas formas: os Membros Efetivos e os Membros Colaboradores.

Os Membros Efetivos são aqueles que possuem cargos na gestão. Eles podem trabalhar em um dos nossos quatro Departamentos: Projetos, Comunicação e Marketing, Gestão de Pessoas e Diretoria Geral. Eles participam ativamente do trabalho do núcleo e por isso devem possuir disponibilidade de pelo menos 12 horas semanais para executar as atividades de rotina.

Já os Membros Colaboradores participam apenas de projetos pontuais, atuando nos mutirões ou fornecendo orientações técnicas para nossos projetos. Ao longo do ano, realizamos pelo menos 3 mutirões que contam com a presença de colaboradores. Nós entramos em contato com os colaboradores cadastrados e damos preferência na fila de inscrição.

Pra ser um Membro Efetivo, é preciso passar por um Processo Seletivo. Nesse processo, nós avaliamos os candidatos através de algumas etapas como entrevistas e dinâmicas. Os pré-selecionados passam por um período de experiência no núcleo, onde definimos aqueles que serão efetivados. O nosso Processo Seletivo ocorre uma vez por ano e é anunciado em todas as nossas redes sociais. Normalmente as inscrições se iniciam entre os meses de Agosto e Setembro, mas esse período pode sofrer alterações.

Para ser um Membro Colaborador, basta se inscrever no formulário que está disponível no nosso site. Quando há mutirões ou quando necessitamos de orientações, nós entramos em contato com os cadastrados e fornecemos orientações sobre as atividades.

Os nossos projetos são realizados por estudantes e graduados nessas áreas, pois possuem os conhecimentos técnicos de que necessitamos. Mas o núcleo possui outros departamentos, como Gestão de Pessoas e Comunicação e Marketing, que necessitam de membros com conhecimentos diversos. Assim, aceitamos membros de outras áreas que possam contribuir de alguma forma com seu trabalho.

Não não realizamos nenhum tipo de entrega que envolva frete. Os itens adquiridos precisam ser retirados na sede do núcleo. Em casos especiais, os itens podem ser entregues em pontos centrais de Juiz de Fora, caso haja membros com disponibilidade para realizar a entrega. Pedidos de entrega devem ser encaminhados por mensagem direta nas redes sociais do núcleo para que sejam avaliados.

Não achou o que estava procurando?

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais.