A usucapião é um projeto recorrente no núcleo, com 8 realizações até o momento. É um procedimento que pode ser feito em cartório ou por meio de um processo judicial. Através da usucapião, a pessoa que exerce continuamente a posse de um imóvel, por um determinado período de tempo, pode ter reconhecido seu direito de propriedade sobre ele.

É muito comum que esse processo seja realizado para famílias que, por exemplo, residem há muitos anos em uma casa ou apartamento, mas que não tem oficialmente a propriedade do imóvel, ou seja, que não têm o registro.

Após a avaliação do caso por um advogado especialista em imóveis, os engenheiros do Núcleo realizam uma etapa fundamental do processo, que é o levantamento e representações técnicas, como a confecção de plantas do imóvel (plantas baixas, de localização, etc) e memorial descritivo da área.

Para que você obtenha o auxílio do Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Juiz de Fora nessa etapa fundamental da usucapião, entre em contato clicando na aba “Solicite seu projeto” acima. Será uma satisfação te ajudar!


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável