Você sabe o que é o terceiro setor?

O Engenheiros Sem Fronteiras faz parte do Terceiro Setor. Você sabe o que é o Terceiro Setor? Não?! Então a gente te explica.

O Terceiro Setor é um termo usado para retratar o conjunto de organizações que não são do setor público e nem do setor privado. Os principais personagens do terceiro setor são: fundações, entidades sem fins lucrativos, empresas com responsabilidade social, entidades beneficentes, organizações não governamentais (ONGs), fundos comunitários, empresas doadoras, elite filantrópica e empresas juniores sociais.

Tais organizações compartilham os mesmos elementos fundamentais:

  • Sem fins lucrativos: qualquer excedentes financeiros (“lucros”) gerados na busca dos seus objetivos são reinvestidos. 
  • Não governamentais: as organizações do terceiro setor (OTS) são independentes do governo, embora trabalhem muitas vezes em parceria com agências governamentais e possam receber comissões ou verbas do governo. 
  • Orientado por valores: organizações do terceiro setor são motivadas pelo desejo de alcançar objetivos sociais em vez do desejo de distribuir lucros. 

Do ponto de vista jurídico as entidades sem fins lucrativos serão constituídas sob a forma de associação e fundação. Associação é uma organização a partir da reunião legal de pessoas, duas ou mais, sem fins lucrativos para realização de um objetivo comum; e fundação é considerada um fundo autônomo, que tem por finalidade, uma ação definida em seus estatutos por seu instituidor ou instituidores. 

O que faz o terceiro setor?

As OTS atingem seus objetivos por meio da ampla cadeia de atividades, como prestação de serviços ou outras formas de apoio direto e aconselhamento aos grupos que ajudam. Algumas também visam alcançar mudanças de longo prazo ou sistêmicas. As mesmas podem trabalhar em nível local, nacional ou global.

  • Campanhas públicas: as organizações do terceiro setor também visam aumentar a conscientização geral e moldar as percepções do público sobre questões específicas. Eles fazem isso por meio de campanhas públicas que podem usar uma variedade de mídias tradicionais e sociais para transmitir sua mensagem.
  • Realizar ou encomendar pesquisas: muitas organizações do terceiro setor empregam seus próprios pesquisadores ou contratam pesquisadores independentes ou acadêmicos para realizar investigações sobre assuntos que afetam os grupos e problemas com os quais lidam. A pesquisa ajuda as organizações a identificar questões emergentes nas quais elas devem se concentrar e fornece evidências para respaldar seus objetivos.
  • Defesa de direitos: as OTS buscam promover a mudança de políticas. As mesmas precisam de evidências para apoiar suas ações recomendadas, e podem querer colaborar com acadêmicos em uma apresentação conjunta ou briefing.

E então, conseguimos te ajudar? Vamos fazer parte desse setor que é extremamente importante para nossa sociedade.

Seja a transformação que quer ver no mundo!